sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O caldinho do Atala


http://blog.tribunadonorte.com.br/aoponto/alex-atala-e-o-garoto-propaganda-do-novo-caldo-knnor-caseiro-em-potinhos/47496

 Nosso contraditório e ilustre Alex Atala, aprovando o novo caldo knor. Como concordo, o caldo é o coração da receita. O caldo industrializado, por melhor que seja a tecnologia utilizada, nunca será comparável ao preparado pelo cozinheiro. A função do caldo é fazer com que paladar e olfato se encontrem, funciona como amalgamador, então duvido que um caldo pronto entre em uma cozinha que valorize sensações. O caldo é a assinatura do cozinheiro e uma boa cozinha não se faz com caldos prontos, uma boa cozinha deve ser artesanal, esse é seu diferencial.
 Se pretende fazer do seu ofício arte, esqueça o caldinho modernoso do Alex Atala.
 Na minha casa e nas cozinhas que trabalho eles não entram e também não sinto curiosidade em provar. Torço o nariz para esses produtos e na verdade, só em passar a vista na ficha técnica sinto... um verdadeiro pavor!! Sou radical, pois para mim, cozinha se faz com emoção, mas é pessoal... É que me encanto com todo o processo e adoro que meu trabalho tenha uma marca e como disse antes, os caldos personalizam.  Falando como cozinheira digo: esses caldinhos aparentemente inofensivos, apresentam muito sódio, comprometendo o sabor e também o aroma das preparações e principalmente: causam danos irreparáveis a saúde com o uso contínuo. Nem de perto lembram os caldos clássicos artesanais, acho super desonesto. E essa balela de manter padrão também não rola... é possível até demais, manter o padrão na cozinha produzindo os próprios caldos. 
 Lembrei imediatamente  do   Michael Pollan em seu livro “In Defense of Food”:  Fuja dos produtos com apelos saudáveis.
 Será que ele usa no restaurante dele, ou mesmo prepara refeições para os filhos?
Sem contar, que não precisamos de mais lixo plástico na natureza...

Um comentário:

  1. Vi seu comentário sobre caldos artificiais e concordo plenamente. Graças a minha enxaqueca e super sensibilidade, aprendi a identificar comidas com esses temperos artificiais desde muito criança. Eu realmente passava mal, além de nao gostar do sabor, vomitava horrores. Além de desagradáveis fazem muito mal a saúde.

    ResponderExcluir