quarta-feira, 13 de julho de 2011

Erotismo Gastronômico


Comer, pode ser libidinoso e sensual, dependendo da escolha dos ingredientes, como é oferecido e da intenção/intuição de quem preparou. Não é na cama que começamos uma grande história de amor, e sim à mesa, é lá que estreitamos laços afetivos, começamos ou terminamos uma relação, festejamos e seduzimos... Com certeza você já ouviu a famosa frase: "Maria" conquistou "João" pelo estômago! Necessariamente, não é preciso saber cozinhar pra conquistar um homem ou uma mulher, acredito que saber dizer o que quer e o que gosta é um grande passo pra sedução e também pra se ter felicidade, inclusive gastronômica.

Da mesma maneira que nos preocupamos com o que vamos vestir, que brincos, calcinha ou perfume usar, devemos também nos preocupar com o que vamos degustar e oferecer ao companheiro à mesa em uma noite de prazer. Um cardápio harmonioso, uma mesa bem posta, ornamentada com flores naturais e velas, uma toalha bonita que foi retirada do armário dois dias antes e colocada ao sol e se necessário lavada e passada, música agradável no volume certo, são demonstrações de carinho que podem proporcionar bons momentos a dois. Não é preciso uma grande produção, apenas ser espontânea, utilizando criatividade e bom senso é possível surpreender, pois
cozinhar e comer pode ser uma prática erótica, e pode se enquadrar dentro das preliminares de uma noite ardente de amor e sexo.

Se você não gosta de cozinhar, eu entendo, também não gosto de matemática, apesar de sempre usá-la em meu dia-a-dia... Sugiro que se quer algo intimista, contrate um personal chef, hoje é possível a preços acessíveis, ou leve seu amor a um bom restaurante da cidade, mas não esqueça de preparar a casa para a volta, espalhando flores por ela, especialmente pela cama e quando chegar, acenda algumas velas.


A cozinha erótica pede alguns ingredientes, falarei de uns poucos aqui: Curry, cardamomo, pimentas de todos os tipos, mas não use nunca todas de uma só vez. Uma dica é retirar a parte reprodutiva da pimenta, ou seja, a parte interior que contém as sementes, incluindo a pele branca, assim diminuindo significantemente o ardor. Gengibre, canela e cravo também são poderosos aliados. Esqueça o alho e a cebola crus, eles podem colocar tudo a perder!
Abuse de frutas e verduras frescas, nunca frutas frescas na sobremesa, se preferir servir frutas de sobremesa, faça opção pelas cozidas, como Pêras a Belle Hélène. Deixe as frutas frescas para uma salada de entrada, ou para acompanhar o espumante, que quero aproveitar e dizer que os nacionais são excelentes. Também deve fazer parte do menu o amado chocolate, dê preferência aos que possuam 70% de cacau.
Os mariscos em geral, destaque às ostras, mexilhões e vôngoles que são de mais fácil acesso e são muito importantes na cozinha da sedução, por serem grandes estimulantes visuais, também são ricos em proteínas, garantindo muita disposição na noite de amor. Não podemos deixar de lado os moluscos, lula e polvo que são um convite ao erotismo, por seus sabores e texturas. Abuse dos peixes, camarões, lagostas (fora do período de defeso) e das codornas preferencialmente desossadas. Depois, que tal começar o novo dia com um delicioso café da manhã?

.


Poire Belle Hélène

Ingredientes:

4 pêras sem casca
5 colheres de açúcar
1 xícara de vinho branco seco
1 pau de canela
1 xícara de água
1 fava de baunilha ou
gotas de essência de baunilha
Ganache de chocolate:
300 g de chocolate meio amargo
300 ml de creme de leite fresco
1 colher de manteiga

Modo de preparo:
Descasque as pêras mantendo os cabinhos, coloque em uma panela pequena as pêras em pé com os demais ingredientes, tampe e deixe cozinhar por 25 min. em fogo baixo. Enquanto isso faça a ganache derretendo em banho-maria o chocolate, o creme de leite e a manteiga, quando estiver derretido mexa bem e sirva com as pêras. Sirva junto uma bola de sorvete de creme ou de menta.

3 comentários:

  1. Adorei o blog! Parabéns.

    Irina Cordeiro
    http://elpeperoncino.blogspot.com/
    http://acasadosvinhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. me comove a delicadeza de detalhes de tudo que aqui explicita. sim, a árvore que espalha suas raízes, sementes, sombras e frutos ao redor da nossa sobrevivência, é frondosamente repleta de seres sedentos de uma gastronomia que reescreva sua sensualidade nos nossos pulmões. xêro.
    Cgurgel

    ResponderExcluir
  3. A delicadeza no escrito revela a sua delicadez na cozinha,manuseando os ingredientes, no serviço à mesa e, também, como os olhos gastronômicos se enroscam sensualmente com os olhos da sexualidade. Belísimo texto.
    Sandro
    http://quixotesforrosebaioes.blogspot.com

    ResponderExcluir