segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sentindo cheiro de bolinho de chuva...


A chuva sempre me deixa nostálgica e hoje pela manhã, acordei desejando comer os bolinhos de chuva preparados por minha mãe, antes de levantar da cama senti até o cheiro deles, lembrei da textura maravilhosa. Minha mãe sempre preparava esses bolinhos em dias nublados quando eu era criança. Acompanhada por minhas irmãs e algumas amiguinhas moradoras da vizinhança, ao redor da mesa da cozinha com ansiedade, esperávamos que ela preparasse os cobiçados bolinhos, era uma festa!
Em reflexão, enquanto tentava sentir o gosto dos inesquecíveis bolinhos, entre uma espreguiçada e outra, cheguei a conclusão que sempre busco os sabores da cozinha materna no momento que preparo uma receita. A minha referência maior é a cozinha da minha mãe, sem dúvida.
Minha mãe é uma excelente cozinheira, nascida em Nova Friburgo- RJ, carrega com ela a maneira cabocla de cozinhar em fogão à lenha, sem pressa, comidas saborosas e apesar de rústicas, bem elaboradas. Nos encontros de domingo, reúne amigos e familiares em torno do fogão à lenha que mantém em sua casa e, es
ses são os melhores momentos entre família e amigos. D. Emília se mostra orgulhosa de suas preparações aprendidas na infância, com sua mãe e com sua avó e em meio as suas panelas de ferro e de barro, sorri , garantindo que aquela é a melhor comida do mundo e realmente é, pelo menos para mim.
Sempre comparo a feijoada dela (meu prato preferido) as demais, a dela sempre é imbatível e nunca vi uma couve cortada em chiffonade tão perfeita.
 A mesa é lugar de estreitamento das relações afetivas e se a gente reparar, é em torno da mesa que as coisas importantes nas nossas vidas acontecem, é lá que tomamos decisões importantes, conquistamos amigos, começamos ou terminamos um relacionamento, fechamos negócios, famílias religiosas fazem suas orações...
Sentar-se à mesa é ritualístico.
Sempre que estou longe de casa, e sinto um aroma ou provo algo que remeta a cozinha materna, sou tomada por uma saudade sem tamanho, recheada de lembranças da minha origem, do meu ninho. Sinto orgulho da minha identidade e de minhas tradições culturais, carregarei esses valores sempre comigo.





Receita do bolinho de chuva da minha mãe:



 

Ingredientes
  • 2 xícaras chá de farinha de trigo
  • 1 colher sobremesa de fermento em pó
  • 1 xícara chá de leite
  • Óleo de canola para fritar

  • Açúcar e canela em pó para polvilhar
  • 2 ovos
  • 3/4 xícara chá de açúcar
  • ½ colher chá de sal
  • Modo de preparo

         Em um bol, junte  os ovos, o açúcar e o sal, um pouco de canela e misture muito bem,
    acrescente alternadamente à mistura ao leite e a farinha de trigo, mexa sempre com uma colher ou um fuê.
    Junte o  fermento e misture bem.
    Em uma frigideira  média, coloque bastante óleo e leve ao fogo alto para aquecer e quando o óleo estiver quente, baixe o fogo. frite cada bolinho de chuva à colherada em óleo quente, até que dourem de todos os lados. Retire os bolinhos com uma escumadeira, coloque-os sobre papel toalha. Faça uma mistura de canela em pó e açucar, envolva os bolinho e sirva a seguir.

    8 comentários:

    1. Fiquei desejando!!!!!!!
      Por que você não fez e me chamou para um café? rs
      Realmente, a mesa de jantar está em todas as esferas das relações humanas.
      E toda família que se preze adoro um papo papo regado a comidinhas caseiras e deliciosas!

      Beijos!!!

      ResponderExcluir
    2. Adorei o comentário, complementa o que que eu disse!! O bolinho fica pra outro dia... Beijão!

      ResponderExcluir
    3. Ahhh, esqueci de falar sobre o feijão de Emília, é divino!! Vivia comendo puro! :)

      ResponderExcluir
    4. Feliz daquele que tem com quem compartilhar os sabores da vida! Seja mãe ou filha, amigos ou amores,ou até mesmo compartilhando com boas recordações, não importa, melhor mesmo é comer bem acompanhado.

      ResponderExcluir
    5. Com certeza, Vanessa, são esses os momentos melhores da vida!!

      ResponderExcluir