segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma questão de olhar...

 Não quero perder a capacidade de me alumbrar com coisas simples e que passam despercebidas a maioria dos olhos...
Quero continuar sendo como quando era criança, que me impressionava com as descobertas e estas me iluminavam o rosto.




Feira de Touros
  Caminhando pela feira essa manhã, me emocionei diversas vezes conversando com as pessoas simples, descobrindo e redescobrindo  ingredientes e sabores, escutando a forma bonita de falar do povo, aprendendo novos termos, me divertindo com as pérolas dessa gente tão especial. Minha sócia (muito espirituosa) sempre me diz:" Gabi, você acha tudo lindo, isso é lindo da onde? "  Fato interessante foi uma cebolinha roxa que me emocionei ao encontrar na feira de Touros, após chamar de linda, ela repetiu a  corriqueira frase.  Transformei na echalote roxa caramelizada, que acompanha os pratos de carne de sol do cardápio do Balica e ela me disse: "É linda mesmo Gabi e gostosa".  Não que eu ache tudo lindo, mas tenho facilidade em encontrar beleza no que parece ser comum e também gosto de transformar. Quando vejo e toco um ingrediente, imediatamente uma imagem se faz na minha cabeça ou talvez ele simplesmente se revele para mim, acontece que imagino aromas e texturas e penso no que ele poderá vir a ser.
O processo de criação da cozinha é fascinante, o ingrediente chega bruto em suas mãos e você valoriza ele, com cortes, modos de cocção. Combinando ervas e especiarias ele ganha "alma" e vai transmitir sentimentos... Na finalização um ingrediente simples passa a ser majestoso, saboroso e lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário